sexta-feira, 16 de abril de 2010

Starbucks em Portugal - Consumidor-tipo

 Se atendermos linearmente à hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, poderiamos afirmar que o consumo de café se enquadra à partida nas Necessidades Fisiológicas (satisfação básica de alimentação) no entanto, este tipo de café, tem um posicionamento diferenciador, apresenta-se inserido num segmento de café gourmet que desde logo confere um determinado estatuto e ego ao consumidor, sendo que a Starbucks interpreta Maslow na perfeição.

Um pedido de um caffè latte misturado com um topping de caramelo ou xarope de amêndoa com natas, traduz uma personalidade do consumidor com a Necessidade de Controlo (recebo o meu café exactamente como eu quero e de acordo com os meus gostos - repare-se que a starbucks tem mais de 1000 combinações possíveis), e Ego (sentimento de orgulho de ser um "insider" e conhecer a terminologia do café e da marca – como se um entendido na matéria fosse).

Em suma, tomar um café ou beber um batido no starbucks “é uma experiência apaixonante e diferente!” que se deseja repetir, como pude comprovar, visitando a 1ª loja da marca em Portugal (C.C. Allegro - Alfragide) como parte deste post.


Tendo em conta a teoria da personalidade de CARL GUSTAV JUNG, o consumidor-tipo da rede starbucks é um indivíduo que espelha bem a flexibilidade do ser humano que opera em equilíbrio entre duas atitudes diferentes (introversão e extroversão), pois uma vezes, tanto revela uma personalidade introvertida (que toma o café sozinho, relaxado, distraído, a acompanhar a bebida com dezenas de revistas grátis disponíveis ou a exclusiva navegação na internet via wireless tabém gratuita) como outras vezes revela uma persona (para Jung a forma como nos apresentamos ao Mundo, inclui papel social, tipo de roupa, estilo de expressão e comunicação pessoal) com uma atitude mais extrovertida que se envolve com o mundo externo (acompanhado (a) pelo(a) companheiro(a) – normalmente após o jantar… ou convidando amigos e colegas ao pequeno-almoço, a seguir ao almoço ou num final de tarde como pude constatar e observar) e com as coisas do ambiente envolvente, que tem em conta muito mais as ideias alheias para satisfazer a necessidade de integração e aceitação social derivado desta dualidade de atitudes, que apelam para o aspecto sentimental (uma café exalta uma emoção forte e intensa), buscando o lado emocional da experiencia de um café único (Necessidade de Unicidade – as pessoas procuram ser únicas) na starbucks, para o qual não se importam de pagar mais por este caro (em média 3 a 4x mais) e delicioso hábito. A qualidade afinal tem preço!


Quando compramos um caffé na Starbucks, estamos a comprar muito mais que uma necessidade, estamos conscientes (por toda a informação disponível na loja que tem um elevado nível de estímulos óptimos) que é um caffè verdadeiramente único, com tamanhos à nossa medida (fresco, suave e com mais ou menos cafeína) que asseguram uma maior vitalidade ao longo do dia, que cumpre comprovadas regras de Comércio Justo que asseguram a subsistência de famílias inteiras e a sustentabilidade do meio-ambiente.

Esta experiência de um caffè diferente (num país com evidentes traços de dogmatismo em relação ao tradicional café / bica com creme), transmite ao consumidor uma emoção e sensação (revelando também um tipo sensitivo) única, comprovada na percepção e intuição dos detalhes apurados pelos sentidos (ver, tocar, cheirar, saborear), que trata logo de relatar a boa experiência ao círculo de amigos e colegas mais próximos (passa-palavra), sem dar por isso e assume o papel de Influenciador no processo de compra e captação de novos consumidores num conceito revigorante com evidente personalidade da marca. A ansiedade toma conta de nós para contar a história e espalhar o conceito! Os ingredientes perfeitos que ajudam a criar uma forte ligação emocional à marca!


Quando se entra num ambiente como o destas cosmopolita coffe-shops acolhedor e moderno, que mais parece uma sala de convívio da nossa casa, onde imperam sofás de vários tipos e observamos o comportamento e a personalidade do consumidor-tipo está também bem patente um arquétipo, reveladora do EGO, para Jung, o centro da consciência de cada um, cuja imagem fica envolvida em cores e símbolos de sucesso ( ex: logótipo forte, merchandising da starbucks em embalagens, chávenas e termos únicos) que durante a experiência (que se quer, cíclica, continuada e duradoura no tempo) o transporta para sonhos e ambientes fantásticos (o caffè é como sabemos fortemente relaxante e produzido em climas tropicais) apelando à imaginação de cada um pela transmissão de mil e um sabores combinados com uma filosofia e valores assentes na responsabilidade social, económica e ambiental. Uma ética profissional que assegura a sustentabilidade do negócio, assente nas rigorosas “práticas C.A.F.E.” que envolvem toda a cadeia de abastecimento no respeito e fidelização do produtor de café, no conceito Starbucks, incutido por Howard Schultz após ter assumido o controlo da empresa em 1987.


É importante referir, que os traços de personalidade do Consumidor estão bem patentes no espírito duma cadeia global como a starbucks, (que criou uma necessidade nova, convencendo-nos a pagar 3x mais por um pacote de elevada qualidade os quais nem sabiamos que precisavamos!), sabe que não basta satisfazer as necessidades do consumidor, mas também satisfazer os desejos e caprichos do consumidor (que difere de país para país, tendo em conta as tradicionais diferenças culturais, económicas e sociais). De facto, o tratamento que a marca dá ao cliente fá-lo sentir um convidado, isso, está bem evidente na decoração das lojas, no ambiente criado que transmite uma “alegre sensação de Boas Vindas” nos cartazes e “menus” existente nas lojas, onde não faltam “outros mimos” para o convidado.


Por outro lado, é muito interessante observar que a Starbucks que abre em média 6 lojas por dia no mundo inteiro, instrui ainda os seus simpáticos funcionários (que desfrutam um excelente ambiente e partilham o entusiasmo uns com os outros, conforme diz o pedido de “Junta-te a nós!” e se pode comprovar na missão da empresa) para se lembrarem do nosso nome e dos nossos gostos (alegremente pede-nos o nosso nome e escrevem o mesmo nos copos recicláveis), para que o nosso desejo e a nossa experiência sejam um blend fantástico…

Sem dúvida, uma experiência única e contagiante que gera Motivação positiva que nos convida à acção de regressarmos à starbucks e satisfazermos várias necessidades em simultâneo!

Vale 1 visita guiada, basta combinar comigo!

abraço a todos

JAV

P.S.1: Não se esqueça de pedir o código para navegar na web...

P.S2: meta conversa com os funcionários e comprove o entusiasmo!

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