domingo, 15 de novembro de 2009

Comportamento do Consumidor (online)

Esta temática (Comportamento do Consumidor online) é "Santo Graal" de qualquer projecto de vendas online, pois temos de fazer algo mais do que uma página ou um "catálogo" se queremos realmente vender, enquanto comsumidor pessoal que sou, também abordarei a lógica global do comportamento do consumidor:

Enquanto Cliente / Consumidor

sofro diversas influências sociais, sendo que as mais válidas no meu proceso de decisão são as opiniões dos líderes de opinião (normalmente revistas e sites da especialidade, ou opiniões de compradores) e do grupo social com quem nos identificamos que opina favoravelmente aprovando e "sugerindo" ainda que indirectamente!

Normalmente, como marketeer leio e colecciono imensa publicidade, aqui não com o intuito de consumo, mas tão só de sentir o mercado, o que vai saindo, quaís as tendências do Design, Frases de marketing, slogans, imagem do Flyer, chamarizes de atenção, preços, localização do espaço, analise de concorrência, etc, numa tentativa ( lembram-se de DARWIN ?) de... se não podes inovar por falta de meios, ao menos IMITA-OS numa lógica de Benchmarking aproveitanto as melhores praticas do mercado, para estar atento às novidades (e nesta medida sofro uma influência situacional externa (?), isto é devido à condição de dispor de um centro comercial online e ter de estar atento a novidades do Mercado.

Como tal fazemos criteriosa selecção dos Fornecedores  / comerciantes que pretendem aderir ao nosso marketplace baseada ou assente em grande informação e garantia de qualidade.

Enquanto consumidor, rara é a vez que compro algo no lançamento, diz-me a experiência, percepção (Influência psicológicas pessoais) que o produto ainda não está maduro o suficiente, nem o preço suficientemente baixo, esperar eventualmente por uma PROMOÇÃO ou o produto se afirme. (ex,. um automóvel no lançamento nunca trás os extras todos e normalmente descobrem-se sempre defeitos de lançamento)

Acabo por perceber com este post que normalmente damos Pistas, dicas, sentimentos e tendências, ao nosso grupo Social, como quem quer uma prenda... numa lógica de que compreendem a nossa necessidade e ou utilidade desse bem... e na medida em que exercemos a nossa influência do nosso estilo de vida e cultivo da auto-imagem real e social.

Ex: Quando compramos alguma coisa para alguém, temos sempre bem presente a imagem dessa pessoa (e as influências que ela exerceu sobre nós), para que determinado produto comprado vá ao encontro dessa mesma pessoa, cuja satisfação e utilidade dessa prenda seja de acordo com as expectativas que de maneira nenhuma queremos goradas. Reparem nos passos que damos para comprar algo para alguém, as lojas que percorremos, as informação cruzada que procurarmos obter quer do produto, quer do conhecimento da pessoa em questão! e o Natal está aí à porta!

Um facto é incontornável... na hora da satisfação duma necessidade, não somos imunes a influências, nem super-homens que se achem resistentes a tudo! Aqui, a psicologia entra em campo, sendo necessário colocarmo-nos na Mente e no papel do CONSUMIDOR se queremos realmente singrar, pois, , alguma vez temos de tomar decisões de compra, para satisfazer as nossa necessiades, daí que o trabalho de Abraham Maslow, na sua pirâmide das Necessidades, explica a oferta de mercado e os tipos de produto "vendáveis" e geradores de lucro. (Há mais cafés e restaurantes - satisfazendo necessidades fisiológicas - que empresas de vendas de iates -satisfazendo necessidades de auto-realização)

O que é preciso é saber antecipar as tendências e chegar lá primeiro, estando preparado para tal (o nosso desafio futuro)!

montando a barraquinha!

João Vaz

PS: estejam à vontade para comentar ou escrever sobre o V/ comportamento online...

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