segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

exemplo de um líder? - Jesus Cristo

Jesus Cristo...

Deixando de lado o aspecto religioso, esse fica para cada um, vou tentar cingir-me ao estilo e tipo de liderança!
Se o Mundo actual está a mudar a uma velocidade impressionante e para ser considerado pelos demais, um líder tem de inspirar confiança e imagine-se à 2000 anos atrás… quando transformou um staff de 12 homens vulgares em apenas 3 anos nos maiores evangelizadores que fizeram da igreja a maior instituição do mundo.
Prova disso é que o TEMPO, esse professor que mata todos os seus alunos, é medido
em Antes de Cristo e Depois de Cristo (AC /DC)

Reparem que é no local de trabalho que a maior parte de nós dá o nosso TEMPO, que é o nosso bem mais precioso a seguir à saúde! Portanto esse tempo tem de ser bem aproveitado, dar prazer e alegria aos outros que se dedicam à nossa empresa, ao nosso sonho!

Como líder, Jesus que não perdia tempo a julgar os outros, pois isso traduzia-se num desperdício de energia corporativa e fonte de conflitos. O tempo era empregue em criar e restaurar, não ocultando as questões entraves que precisam de ser aprofundadas e reveladas pela verdade que se traduz em motivação com resultados elevadíssimos.

Portanto um líder tem de ter seguidores, criar a sua própria tribo, pois as pessoas trabalham durante mais tempo e com mais esforço quando compreendem que o seu esforço individual dará muito mais pelo colectivo.

Liderança implica conhecer as qualidades humanas, encorajando as pessoas a perceber e potenciar em si qualidades e nos outros a quem prestam serviço…
Só será um seguidor, quem estiver ALTAMENTE MOTIVADO!

Portanto revelador que ninguém como Ele, conhecia profundamente as necessidades humanos, muito antes de MASLOW, HERZBERG ou ALDERFER se debruçarem cientificamente sobre elas.

O estilo de liderança de Jesus é já alvo de estudo e inspiração por CEO’s do mundo inteiro. Está lá tudo, desde a Visão, à missão e aos objectivos estratégicos… sendo que as técnicas de liderança empregues, vão desde Auto-mestria, força da Acção e a força de relacionamentos (Laurie Beth Jones: 2008)

A maior parte de nós pode ser forte em determinadas áreas, mas a gestão nos dias de hoje exigem uma combinação de valências de várias categorias que é necessário aplicar em conjunto.

Jesus Cristo era porventura um líder participativo, pois envolvia todas na participação e tendo sempre a ultima palavra.

Por sinal uma palavra com enorme PESO!

1 comentário:

  1. Eu estava procurando informações sobre os 4 ps'. Sou da área comercial e achei muito interessante o que você escreveu. Fazendo uma analogia com liderança realmente ficou fantástico.

    ResponderEliminar