segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MASLOW ainda está actual?


Assente num hierarquia piramidal de importância, cuja base começa pela satisfação das necessidades Fisiológicas (Ar, Agua, alimentação, dormir, descansar, sexo) necessárias para a sobrevivência do indivíduo e consequentemente da sua espécie, que uma vez satisfeitas passa para um 2º nível Necessidades de Segurança onde procura um ambiente seguro, estável e com protecção (emprego, segurança familiar, seguros). No patamar seguinte encontram-se as necessidade Sociais, de integração, aceitação, amizade e amor, associativismo), No 4º nível surgem as necessidades de Auto-Estima, onde o individuo procura ganhar reconhecimento, reputação apreço, um estatuto e um estilo pessoal. No último nível estão as necessidades de Auto-realização, onde a motivação exerce um papel fundamental, como por exemplo tirar um curso superior ou ser filantropo.

e será hoje que MASLOW tinha razão?

Será que hoje não encontramos pessoas que subvertem esta Teoria?? Pessoas por exemplo cuja imagem que passam ou querem fazer passar de status, por exemplo ao viver acima das suas possibilidades, ao satisfazerem necessidades de auto-estima , muito antes das suas necessidades de segurança ou sociais, comprando por exemplo produtos que não podem pagar e neste caso estarão a por em causa a ordem da satisfação das necessidades por importância de Maslow? Afinal Maslow descreveu a teoria das necessidades num altura em que a sociedade ainda não era oniomaníaca!

Mas, será que nos tempos Modernos, em que o MARKETING e a GESTÃO se limitam a seguir o homem, MASLOW estará actual? Será que uma vez que estamos na era do CONSUMISMO as necessidades mudaram fruto da era da comunicação?

Creio que sim MASLOW precisa de ser adaptado aos tempos modernos, o homem não é um ser estático, que é que acham?

MASLOW está actual? alguém quer comentar?...

Sem comentários:

Enviar um comentário