segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer." - Dwight Eisenhower

Com a era Industrial, a crise de 1929, o surgimento da Gestão, enquanto ciência empresarial gestão até então se preocupava quase exclusivamente com a produção / maximização da produtividade, depressa se aperceberam que as técnicas como as utilizadas por Taylor ou Fayol que visavam aumentar a produtividade do trabalhador esbarravam na própria resistência, fadiga, rotina do trabalhador. Daí que por um lado continua tremendamente actual a MAXIMIZAÇÃO DA PRODUTIVIDADE , mas já não na optica da tarefa, da produção sacrificando os recursos humanos, estes hoje tem de estar motivados para executar as suas tarefas. A motivação exige dos gestores um conhecimento profundo das capacidades cognitivas humanas, de forma a estimular as necessidades, aliviar e desanuviar as tensões próprias das exigências das funções e do trabalho, resultando num comportamento que gere satisfação, num ciclo de equilíbrio que consiga extrair o máximo de potencial de cada um nós motivando-nos.

A Psicologia organizacional, tem assim, hoje um peso enorme nas organizações que começa logo no recrutamento dos RH, condiciona a sua estrutura, transparece no estilo de liderança e se reflecte na cultura da empresa.
Se ao líder compete motivar, já os colaboradores tem de estar motivados por esse mesmo qualquer líder se ele quer extrair o máximo destes para cumprir as metas e objectivos da organização.

Não é então de estranhar que as teorias sejam quase sempre da autoria de psicólogos. A explicação da Motivação fica para as Teorias, já a aplicação prática, na minha opinião passa por qualquer gestor, conhecer um pouco de todas elas, partindo talvez das necessidades do indivíduo (Maslow ou McLelland por ex.) cruzando obviamente com as teorias do comportamento humano (Lewin ou McGregor por ex.) para poder então aplicar o melhor de cada teoria Motivacional tendo em conta o perfil dos seus colaboradores, ambiente , objectivos, etc. que pretende atingir.

Sem comentários:

Enviar um comentário