sábado, 13 de dezembro de 2008

Compreender o comportamento do e-consumidor

A internet como local de Consumo

O consumidor compra online principalmente porque tem:

  • Sensação de privacidade (“compro sem que ninguém saiba”)
  • Sensação de controlo (“quanto e quando gastar”)
  • Possibilidade de comparação (“num curto espaço de tempo”)
  • Segurança e fobia das lojas e das multidões
  • Pesquisar produtos únicos, exclusivos, raridades“que ninguém tem” (“descobri na internet!”)
  • Possibilidade de vivenciar experiências diferentes (senso de experimentação de risco, anonimato, transgressão, “coisas que eu não experimentava na presença doutros”, “gostos que eu não quero que os outros saibam que tenho”)
  • Conveniência, comodidade / resolução de problemas (“que não encontro em mais lado nenhum”)
  • Canais exclusivos e “escondidos” de comunicação (“onde alguém que não me veja possa responder-me a perguntas que eu deveria saber, mas não sei”)

Fonte: Estudos do XPLab (Experience Lab) da E–Consulting Corp

Sem comentários:

Enviar um comentário