terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Futebol, eficácia e eficiência!

Não resisti ao ler a rúbrica "Alta Definição"do Jornalista Carlos Daniel, sobre Ricardo Quaresma, "Génio ou Bidão" publicado no JN de 3 de Fevereiro em fazer o seguinte comentário:

Saberá Ricardo Quaresma (e muitos dos nós!?)

QUAL A DIFERENÇA ENTRE EFICÁCIA e EFICIÊNCIA???

- de que interessa fintar 1, 2, e 3 jogadores sem que ninguém lhe tirar a bola e ser considerado um mágico com a bola com a sua famosa trivela? Pelo meio não magoa niguém, não se lesiona, está a ser??? - Eficiente!!

Mas…

Se não marca, não passa a bola e não sabe a função dele na equipa! Logo, não está a ser eficaz !

(Ao invés Cristiano Ronaldo, com um alto indice de eficácia, MARCA GOLOS, o que lhe dá margem para lhe perdoarem os excessos , aos génios sempre será assim…)

Mas o que me espanta é que ninguém transmita isso ao QUASRESMA e José Mourinho neste aspecto, falhou e não revelou aquilo que se esperava dele enquanto condutor de homens!

No mundo dos negócios, tenho-me deparado frequentemente com este tipo de dualidade ineficiente!

Vendedores que são extremamentes eficientes, a repor, a atender, nos horários, ok, mas se não vendem... não marcam golo, logo não foram eficazes! e o negócio mais dia menos dia vai ressentir-se desta forma de eficiência tão cumpridora, tão portuguesa!

Vender é coisa que não ensinam nas escolas como afirmei antes, e atenção que não falo necessariamente que para existir uma venda é necessário existir uma transacção... longe disso!

e, no entanto, EFICÁCIA, só pode ser resultado duma boa eficiência!!

P.S: no entanto é engraçado de ver nas entrevistas os jogadores de futebol (muitos sem saberem a diferença), quando perdem ou não marcam…."hã… não fomos eficazes!"

P.S2.: Esperamos que Ricardo Quaresm ouça os seus novos técnicos do Chelsea, ou pelos menos tenha lido o Artigo de Carlos Daniel, pois ao 26 anos, apesar de tudo ainda vai a tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário