terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Os eternos 4 P's do Marketing também se aplicam ao ecommerce?

O fenómeno da internet e do e‐commerce gerou um novo conceito de marketing que, até aos dias de hoje era baseado nos famosos 4 P's de Marketing: Produto, Preço, Praça (mercado) ePromoção.

Esta estratégia que dominou o mercado durante décadas é totalmente aplicável para o comércio tradicional, porém é difícil integrá‐la ao novo papel que as empresas devem ter para se adaptar ao mercado global e ao cenário virtual.

Na internet uma informação agregada tem muito valor, pois não dispersa os utilizadores. Aliás, basta relembrar o Dr. Manuel Ataíde‐Ferreira, Ex‐Presidente da Direcção da DECO –Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor: «Essa informação sobre o produto,nomeadamente as suas características e promoções,( …) podem criar neste último a necessidade de o adquirir. (…) A Informação, quando visa criar o impulso aquisitivo torna‐sepublicidade.» in cadernos ECONOMIA & PROSPECTIVA Vol.II, n.º 1 Abril/Junho 1998 pág. 135

Imagine‐se então, toda a informação reunida, as nossas lojas favoritas online, todas juntas no mesmo centro comercial! Quanto pouparíamos em deslocações… afinal tem tudo, é a conveniência! O n/ marketspace proporciona um mercado electrónico alargado, apresenta num novo contexto onde as interacções ocorrem de forma rápida e virtual e cuja principal oferta é a informação agregada (para o consumidor) e centenas de clientes registados num único sítio ou seja público‐alvo para os lojistas)


As empresas querem estar onde haja obviamente pessoas. As empresas já estão a alargar e a
espalhar‐se na Web, (nas redes HI5, no SecondLife, colocam vídeos no YOUTUBE, criam BLOGS, etc.) quem perceber isto, obviamente tem de espalhar‐se na web (mesmo através do
posicionamento nos motores de busca: SEO) onde existe uma autêntica guerra virtual pelo
posicionamento na 1ª folha do resultado das pesquisas!

Sem comentários:

Enviar um comentário